222017dez
Documento do carro poderá ser digital já em 2018

Documento do carro poderá ser digital já em 2018

Documento do carro poderá ser digital já em 2018

Contran aprova resolução que cria o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico.

documento-do-carro-podera-ser-digital-ja-em-2018

Após aprovar a criação da CNH digital, agora, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou a Resolução nº 720, publicada em 13/12 no Diário Oficial da União, criando o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico (CRLVe), que estará disponível em todo o país até o final de 2018.

Esta decisão permitirá que o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), promova o desenvolvimento de um modelo digital do CRLV que hoje existe apenas em meio físico, que é o formato impresso, conhecido de todos os proprietários de veículos no país e de porte obrigatório, caso o agente fiscalizador não tenha como verificar as informações do carro por outros meios.

A Resolução determina também que os Detran de cada estado e do Distrito Federal terão 180 dias para atualizar as suas bases de dados junto ao Renavam com as informações sobre os débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito e ambientais, vinculados ao veículo, bem como sobre o Licenciamento, pois o CRLVe somente será expedido para os proprietários dos veículos após a plena quitação dos débitos, bem como o pagamento do Seguro DPVAT.

Os Detran terão até 31 de dezembro de 2018 para oferecer esta opção aos proprietários de veículos de todo o país. Os condutores poderão optar pelo porte do documento tradicional, impresso, ou do documento eletrônico.

O Denatran trabalha no desenvolvimento do modelo junto ao Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e apresentará um protótipo do novo documento digital em breve.

Fonte: ICarros

O artigo: Documento do carro poderá ser digital já em 2018, também pode ser encontrado no portal: IN Trânsito.