162018abr
Estudo avalia substituição do diesel por GNV para reduzir impactos ambientais

Estudo avalia substituição do diesel por GNV para reduzir impactos ambientais

Estudo avalia substituição do diesel por GNV para reduzir impactos ambientais


Análise aponta que o gás natural pode ser mais viável, no médio prazo, que caminhões e ônibus com propulsão elétrica.


gnv_iveco

O GNV (Gás Natural Veicular) pode ser a alternativa mais viável para substituir o diesel e, assim, reduzir, de forma mais imediata, a pressão da atividade transportadora sobre o meio ambiente. É o que propõe um estudo da Iveco, realizado na Europa. Segundo a análise, o combustível pode ser adotado em larga escala com mais facilidade que veículos de propulsão elétrica.

Para veículos com a tecnologia Euro V, a projeção é que somente as emissões de CO2 sejam até 15% menores com GNV, se comparado com o óleo diesel.

“O diesel ainda tem um lugar central na matriz energética mundial de transporte. Mas é verdade que o debate sobre os impactos ambientais e a pressão por soluções mais limpas vêm sendo cada vez maiores, por parte de governos, da sociedade e das próprias transportadoras”, afirma o engenheiro da Iveco, Alexandre Capelli. “A eletrificação, com certeza, terá um papel grande e crescente na indústria do transporte. Mas, até se massificar comercialmente, terá espaços intermediários, e entendemos que um desses espaços é o GNV. Ele é um combustível que tem potencial de redução de emissão de poluentes grande se comparado ao diesel”, explica.

Embora a comercialização de caminhões e ônibus com gás natural veicular ainda não seja expressiva, já existem unidades em circulação no Brasil. Entretanto a massificação do uso desse combustível para veículos de grande porte exige que se enfrentem algumas barreiras. “São barreiras de natureza estrutural e conjuntural, como a oferta. O gás natural não é um componente abundante na matriz energética”, explica Capelli.Mas ele acredita que, com políticas adequadas, será possível superar esses desafios. “Contanto que haja políticas que incentivem a introdução daquela fonte numa matriz energética, você pode chegar à oferta de GNV a um custo competitivo em relação ao diesel. Do ponto de vista puramente técnico, o gás natural tem todo o potencial para ser comercialmente atrativo.”

O gás natural é extraído do subsolo da terra e é resultado da decomposição de matéria orgânica. Segundo a Abegás (Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado), o impacto ambiental é inferior se comparado ao óleo diesel, porque os produtos resultantes da combustão do GNV são isentos de óxido de enxofre e de partículas de fuligem.
Fonte: CNT